quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Petrópolis: balanço de atividades em 2012

Pelo Comitê Municipal de Petrópolis
10/ 01/ 2013

2012 marcou a reorganização do PCB em Petrópolis. Partindo do núcleo que manteve vivo o Partido na cidade nos últimos anos e impulsionado pelas resoluções do último Congresso, o coletivo partidário soube conciliar uma organização incipiente com o vulto das tarefas que se colocaram como inadiáveis. Desta forma o Partido passou a ter vida orgânica e se pronunciar em todos os fóruns onde fosse possível defender nossas propostas. Ainda que de maneira tímida, por conta das restrições impostas pela ação do capital, ocupamos espaços na imprensa nos pronunciando sobre temas candentes do interesse da classe trabalhadora e promovemos atividades que deram visibilidade ao PCB, sobretudo quando das comemorações dos 90 anos do Partido e durante o processo eleitoral.

Mesmo não apresentando candidatos ou coligando-se com outras forças (por uma série de motivos), o PCB não deixou de participar do processo, indo às ruas denunciar o verdadeiro caráter das eleições burguesas ao mesmo tempo que apresentava propostas para a edificação duma nova sociedade. O saldo foi bastante positivo dada a receptividade que tivemos, sobretudo entre a juventude, de modo que descortina-se 2013 com um amplo leque de oportunidades para o Partido crescer orgânica e qualitativamente e se fazer cada vez mais presente nos movimentos populares, junto à classe trabalhadora e à juventude.

Importante papel coube à Imprensa Popular, o qual se configurou como instrumento fundamental não só para o sucesso das atividades que desenvolvemos, como também para o recrutamento. Sua distribuição foi implementada com êxito, inicialmente entre a militância e simpatizantes. O próximo passo será veiculá-lo nas bancas de jornais e entidades de classe.

Por fim, a fundação da Unidade Classista veio ao encontro da necessidade de instrumentalizarmos nossa inserção no meio sindical. A boa aceitação dos seus primeiros documentos por sindicalistas e trabalhadores atesta o acerto do PCB em criar este importante instrumento de organização e luta da classe trabalhadora. Neste sentido, sua organização no município, bem como da UJC pelas mesmas razões, colocam-se como tarefas principais dos comunistas petropolitanos para 2013.