quinta-feira, 13 de março de 2014

13 de Março de 1964: viva a luta dos trabalhadores!

Pela Comissão Política Regional
março de 2014

Meio século se passou desde a realização do Comício da Central, onde o Presidente João Goulart anunciou, para milhares de trabalhadores, um conjunto de medidas para mudar, para melhor, as condições de vida da classe trabalhadora. Eram as chamadas “Reformas de Base”, que provocaram, nas camadas mais ricas da população, o temor de que uma Revolução estaria para acontecer, uma revolução feita por todos os que vivem apenas de seu próprio trabalho. Entre as Reformas estavam a reforma agrária, para dar terra aos que nela trabalhavam, a reforma urbana para a garantia de moradia e acesso aos serviços públicos,  e a reforma educacional, para a emancipação das camadas mais pobres, que teriam uma boa escola pública.

Foi no dia 13 de Março de 1964. Goulart dizia que a Constituição brasileira então em vigor dava base legal a uma estrutura socioeconômica “injusta e desumana”, que dava privilégios a uma minoria. Ele queria também que não houvesse interferência do poder econômico nas eleições e que todas as correntes políticas pudessem expor suas ideias livremente e disputar as eleições em condições justas. Foi principalmente para beneficiar empresas privadas nacionais e estrangeiras, com a retirada de direitos trabalhistas, e contra essa possibilidade de melhoria de vida da maioria da população, contra as garantias de emprego e Educação para todos, contra a reforma agrária e contra qualquer avanço da democracia para permitir mais participação de todos, como propunham as Reformas de Base, que se deu o Golpe de 1º de abril daquele ano, dando início à ditadura empresarial-militar que duraria 21 anos. Foi uma ditadura que deixou, atrás de si, um largo rastro de sangue de tortura e morte de milhares de trabalhadores, estudantes e ativistas políticos que lutavam por liberdade, direitos civis e melhores condições de vida para a maioria dos brasileiros. Entre eles, muitos e muitos militantes do Partido Comunista Brasileiro. 

A ditadura caiu em 1985, depois de muita luta. Vieram governos eleitos diretamente pelo voto popular. No entanto, as demandas por melhoria de vida para os trabalhadores, expressas por João Goulart, ainda não foram atendidas: no Brasil de hoje, 50% das famílias brasileiras não tem saneamento básico, a grande maioria dos jovens não chega à oitava série do ensino fundamental, a terra está nas mãos de poucas grandes empresas que produzem para exportar, os empregos são precários, as cidades não têm transporte público de qualidade, não oferecem acesso à saúde pública e gratuita com qualidade.
Todas as propostas contidas nas Reformas de Base seguem atuais.

Nesse dia 13 de Março, o PCB homenageia a todos os que lutaram contra a ditadura e reafirma seu compromisso com a luta pela emancipação da classe trabalhadora. O momento exige que os trabalhadores, independentemente de sua filiação partidária, se unam no fundamental: na luta por melhores condições de vida e trabalho, pela igualdade e pela justiça social, contra a exploração capitalista.

A luta continua.

Pelo Poder Popular, pelo Socialismo.

PCB - Partido Comunista Brasileiro
Rio de Janeiro