quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DOI-CODI: Memória e Verdade, mas principalmente Justiça


Pela Comissão Política Regional
21/ 08/ 2013

No dia 21/ 08, membros da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro foram barrados no 1º Batalhão de Polícia do Exército, na Tijuca, quando tentavam percorrer as instalações do local. Como se sabe, lá funcionou o famigerado DOI-CODI, Destacamento de Operações de Informações- Centro de Operações de Defesa Interna, antro de carniceiros na época da ditadura empresarial-militar que assolou o País entre 64 e 85. Tal visita, apesar de também formalizada pelo Ministério Público Federal, foi negada pelo Comando Militar do Leste sob o pretexto de, por ser área federal, não estar submetida a uma comissão estadual.

A caserna parece estar, como se vê, ainda contaminada pela mentalidade dos "anos de chumbo", em que autoritarismo e falta de transparência caminhavam de mãos dadas. Ao negar o ingresso de uma comissão instituída para apurar crimes da ditadura, o Comando Militar do Leste acaba por demonstrar sua cumplicidade.

O PCB-RJ apoia a Comissão Estadual da Verdade, apesar de suas limitações evidentes, dentre as quais o atrelamento ao governo federal. Deixamos claro que não basta que se apure a "verdade" dos fatos da época, nem tampouco apenas o registro de sua "memória", mas também a "justiça"- para que sejam punidos os criminosos daquele período sombrio da história do Brasil. O PCB-RJ denuncia, também, que o arbítrio continua mesmo em tempos de normalidade "democrática", e o desaparecimento cotidiano de novos Amarildos, alvos de uma polícia militarizada e fascista, é prova disso.

As forças progressistas não se intimidam, e nem tolerarão que o véu de impunidade se mantenha por mais tempo. Com o poder popular, os portões das masmorras se abrirão.