terça-feira, 24 de junho de 2014

PCB-RJ lança candidatos ao Governo do Estado e ao Senado nas eleições de 2014

Nesta segunda-feira, dia 16 de junho de 2014, a Convenção Estadual do Rio de Janeiro do Partido Comunista Brasileiro (PCB) lançou suas candidaturas ao Governo Estadual e ao Senado.


Nosso candidato a Governador, Ney Nunes, 55 anos, é carioca, nascido no antigo IAPETEC (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas), atual Hospital de Bonsucesso. Passou sua infância e juventude em Vila Isabel e mora há 22 anos no bairro de Maria da Graça. Foi digitador, eletricista e hoje é bancário, trabalha há dez no Banco do Brasil. Sua história na militância política se iniciou ainda nos tempos da Ditadura Militar. Em 1976/77 participou da reconstrução do movimento estudantil e das primeiras manifestações pela Anistia; nesse mesmo ano ingressou na então Liga Operária, organização política clandestina que daria origem à Convergência Socialista. No ano de 1978 começou a trabalhar na LIGHT e se dedica à militância sindical, em 1984 ajudou a organizar a primeira greve dos eletricitários no Rio de Janeiro depois do golpe de 64. Foi delegado no Congresso de fundação da CUT em 1983 e integrou sua primeira diretoria no Rio de Janeiro no ano de 1986. Após a eleição de Lula (2002), rompeu com a CUT por discordar do seu atrelamento ao governo e sua política de conciliação de classes. Ney Nunes graduou-se em História pela UERJ, é militante do PCB desde 2010 e fundador da Corrente Sindical Unidade Classista.


Nosso candidato a vice-governador, Heitor Cesar, 32 anos, milita politicamente desde o final dos anos 1990. Atuou no movimento estudantil e atualmente milita no movimento social e sindical dos professores do Rio de Janeiro. É mestrando em História Social, historiador e professor do setor privado no Rio de Janeiro. Participou da reorganização da União da Juventude Comunista e é membro fundador da Corrente Sindical Unidade Classista.


Nosso candidato ao Senado Federal, Eduardo Serra, 58 anos, é militante do PCB desde o final dos anos 70, sendo de seu Comitê Central. Engenheiro formado pela UFRJ, com mestrado e doutorado pela COPPE/UFRJ, é professor da Escola Politécnica da UFRJ, onde leciona no curso de Engenharia Naval e no mestrado em Engenharia Ambiental.. Foi dirigente sindical no SINPRO e no ANDES-SN, além de fundador da Corrente Sindical Unidade Classista. É escritor. Foi o candidato do PCB à Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2008 e ao Governo do Estado, em 2010.